Quando a cirurgia plástica é necessária após a realização da bariátrica?

16 9A)

Após a cirurgia bariátrica ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação.

Entretanto, nem todos os operados necessitam ou querem fazer cirurgia plástica, e o ideal, antes de decidir se submeter ao procedimento, é aguardar a perda de peso decorrente da bariátrica ser estabilizada, o que ocorre cerca de 12 a 15 meses depois da operação bariátrica.

Por isso, o cirurgião plástico deve trabalhar em estreita colaboração com cirurgião bariátrico para avaliar o estado geral de saúde do paciente e todas as condições pré-existentes ou fatores de risco, antes de determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal.

O tipo de pele e as características hereditárias podem influenciar no resultado final da cirurgia plástica pós-bariátrica e apesar de ser possível observar as mudanças da correção corpórea quase que imediatamente, os resultados finais dos procedimentos podem levar até dois anos para que apareçam completamente.

Vale lembrar que a manutenção desses resultados dependerá de o paciente seguir correta e rigorosamente as orientações médicas e manter o peso estável e a boa forma, por meio da prática de atividades físicas.

 

Fontes:

Instituto Garrido: www.institutogarrido.com.br

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br