Como as atividades físicas ajudam no resultado final da cirurgia bariátrica?

17

Vencer a obesidade tem sido um dos grandes desafios da vida moderna, especialmente para as pessoas que acabam desenvolvendo outros problemas de saúde por causa do excesso de peso.

Se esse é o seu caso, emagrecer com saúde é fundamental e a cirurgia bariátrica e metabólica pode ser um tratamento bastante eficaz.

Para quem pensa em como emagrecer mais rápido depois da cirurgia, os exercícios físicos são indicados e podem trazer muitos benefícios aos pacientes.

A prática da atividade física acelera o processo de emagrecimento, o ganho de massa magra (músculo), reduz a flacidez, melhora o condicionamento físico, o desempenho cardiorrespiratório, o fortalecimento dos ossos e o ganho de disposição.

Entretanto, é muito importante que o paciente não comece a praticar atividades físicas por conta própria. Além do acompanhamento médico, o ideal é ter o acompanhamento de educador físico.

Caminhadas leves de 15 minutos, em média, são recomendáveis nas primeiras semanas após a cirurgia bariátrica. Depois de dois meses (60 dias), desde que haja o consentimento médico e a orientação de um fisioterapeuta, é possível fazer musculação e exercícios aeróbicos, que ajudam a fortalecer os músculos e a melhorar a circulação e respiração.