Voltando à rotina após a cirurgia bariátrica

Junho2

Considerada doença crônica, a obesidade se tornou um importante problema de saúde pública, já que a maioria das pessoas desconhece que ela representa um alto fator de risco para aparecimento de outras doenças (comorbidades) que podem levar à obesidade mórbida. Por isso, controle dessas doenças necessariamente envolve a perda de peso e, portanto, a necessidade de adotar uma rotina saudável que permita que você emagreça com saúde.

Entretanto como fazer isso com o atual estilo de vida, especialmente nas grandes cidades, onde as pessoas têm uma rotina extremamente agitada e ativa, especialmente as que foram submetidas a uma cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade? O que muda – a curto e longo prazos, na rotina de trabalho, vida social e prática de esportes, relações sexuais etc. de quem se recupera de uma cirurgia bariátrica?

Os especialistas do Instituto Garrido explicam que uma rotina de disciplina, equilíbrio e cuidados específicos é fundamental para a manutenção dos resultados.

Dependendo da técnica cirúrgica empregada, a pessoa poderá dirigir e manter relações sexuais de duas a três semanas depois de uma operação. Entretanto, para as mulheres que pretendem engravidar pós-bariátrica é aconselhável aguardar, pelo menos, 15 meses e ao final deste período, recomenda-se passar uma avaliação prévia com o seu médico para acompanhamento paralelo no pré-natal.

Quanto a volta ao trabalho, normalmente a licença médica média é de 14 dias. Porém, se você é um profissional liberal ou trabalha home office e estiver se sentindo bem, poderá retornar depois de uma semana. Procure iniciar com atividades mais tranquilas como trabalhos com telefone e computador.

Caminhadas leves regulares também são recomendáveis nas primeiras semanas após a cirurgia bariátrica. Depois de dois meses, desde que haja o consentimento médico e a orientação de um fisioterapeuta, é possível fazer musculação e exercícios aeróbicos, que ajudam a fortalecer os músculos e a melhorar a circulação e respiração.