Cirurgia bariátrica na terceira idade: atividades físicas para ter uma melhor recuperação

Junho11

Ganhar peso faz parte do processo de envelhecimento. Isso porque a partir dos 30 anos de idade, o ritmo de funcionamento do organismo muda e a quantidade de calorias gastas para que o corpo se mantenha ativo vai diminuindo gradativamente até os 70 anos, quando tende a estabilizar.

Todo mundo sabe que a prática de uma atividade física contribui para a melhoria geral das condições de saúde do indivíduo, bem como, para acelerar o processo de emagrecimento. Nesse sentido , a prática da atividade física acelera o processo de emagrecimento e o ganho de massa magra (músculo), reduz a flacidez, melhora o condicionamento físico, o desempenho cardiorrespiratório, o fortalecimento dos ossos e o ganho de disposição.

Porém, no caso das pessoas da terceira idade que foram submetidas a uma cirurgia bariátrica como tratamento contra a obesidade, os exercícios físicos são indispensáveis especialmente na prevenção e no combate à debilitação física consequente à mudança da anatomia.

Caminhadas leves de 15 minutos, em média, são recomendáveis nas primeiras semanas após a cirurgia bariátrica. Depois de um mês, desde que haja o consentimento médico e a orientação de um fisioterapeuta, é possível fazer musculação e exercícios aeróbicos após 90 dias, que ajudam a fortalecer os músculos e a melhorar a circulação e respiração.

Entretanto, é muito importante que o paciente não comece a praticar atividades físicas por conta própria. Além do acompanhamento médico, o ideal é ter o acompanhamento de educador físico.

 

Referências

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; disponível em: http://www.sbcbm.org.br/wordpress/saia-do-sofa-saiba-com-planejar-seus-exercicios-fisicos-e-melhore-sua-vida/