cirurgia bariátrica cabelos unhas

Dependendo da condição clínica do paciente, a redução do estômago resulta em uma menor ingestão de alimentos e, em alguns casos, a diminuição da absorção de nutrientes como cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, que são essenciais para o crescimento saudável de unhas e cabelos.

Por isso, a dieta individualizada e bem orientada é a maneira mais adequada de manter os nutrientes em níveis desejáveis. Para tanto é muito importante o apoio de um nutricionista no pré operatório para identificar e corrigir eventuais deficiências já existentes, cada vez mais comum nos dias de hoje e no pós-operatório, para ajudar o paciente a se adequar à sua nova realidade após a redução do estômago, evitando assim possíveis ocorrências como por exemplo queda de cabelo.

Em alguns casos a nutricionista pode indicar suplementos vitamínicos e/ou minerais, que devem ser tomados a partir de 30 ou 60 dias após a cirurgia e pelo resto da vida. Esse suplemento deve conter 100% ou ao menos 2/3 das necessidades nutricionais diárias, com a finalidade de prevenção das deficiências nutricionais.

Vale ressaltar que o objetivo principal da cirurgia bariátrica e metabólica é principalmente a melhoria da saúde e da qualidade de vida de forma global, a partir do controle de doenças associadas à obesidade. Por isso, o comprometimento por parte do paciente em seguir rigorosamente as orientações médicas e da equipe multidisciplinar é fundamental para o sucesso da cirurgia.

 

 


Referências:

SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica: http://www.sbcbm.org.br/wordpress/estrategias-nutricionais-auxiliam-no-combate-a-alopecia-do-paciente-bariatrico/

Instituto Garrido: http://www.institutogarrido.com.br/perguntas-frequentes/