As opções de cirurgia bariátrica e a operação menos invasiva

doctor-784329_640

Conheça opções em cirurgia e qual é a maneira minimamente invasiva de operação

 

A escolha do tipo de cirurgia que será aplicada deve ser realizada junto ao médico de acordo com a situação clínica do paciente levantada após os exames iniciais e suas necessidades e decisões.Bypass_Ethicon

Bypass gástrico

O bypass gástrico em Y-de-Roux divide o estômago em uma parte bem maior e outra menor, que é ligada ao início do intestino delgado. O intuito é impedir a ingestão de grande quantidade de comida e estimular mudanças hormonais que venham a favorecer o controle metabólico.

Bypass_Ethicon

 

Sleeve ou gastrectomia vertical

Um pouco menos invasiva que o bypass gástrico, essa cirurgia consiste em manter a ligação natural entre estômago e intestino, realizando uma exclusão da maior parte do estômago.

 

Derivação biliopancreática

É uma técnica predominantemente disabosortiva, que mistura desvio intestinal e a retirada de boa parte do estômago (85% aproximadamente). O alimento percorre um caminho, enquanto a bile e o suco pancreático vêm por outro. Eles se encontram na parte final do intestino delgado, o que inibe a absorção de calorias e nutrientes e leva a um emagrecimento acentuado. 

Videolaparoscopia

Qualquer uma das técnicas cirúrgicas citadas podem ser realizadas por videolaparoscopia. Para o procedimento, são realizados entre 4 e 7 mini-incisões, por onde são colocadas as cânulas que aportam os instrumentos cirúrgicos e a câmera de vídeo.

A cirurgia robótica é pouco invasiva , causa menos dor, menor perda de sangue, menor tempo de cirurgia, pequenas cicatrizes. A recuperação é rápida, e o paciente pode retornar a sua rotina em 7 ou 10 dias após a operação.