Mais uma vez o Hospital Alemão Oswaldo Cruz reúne endocrinologistas de alto nível (Centro de Diabetes do HAOC) e três dos grupos mais experientes em cirurgia bariátrica e metabólica (Clínica Baros, Gastro Obeso Center e Instituto Garrido) para oferecer um curso avançado de atualização e aprimoramento profissional. Juntos, reunimos mais de trinta mil procedimentos bariátricos já realizados. Temos também a tradição de dedicação à formação e ao treinamento de cirurgiões, médicos e profissionais da saúde nesta área específica. O avanço rápido da tecnologia e do entendimento do binômio obesidade-síndrome metabólica interessa ao clínico, ao cirurgião, ao endoscopista e as suas equipes multiprofissionais.

Neste ano vamos focar o curso teórico nos aspectos mais atuais e às vezes polêmicos do que se conhece neste campo, contando com especialistas de grande conhecimento e experiência. Boa parte do curso será baseada em vídeos e debates sobre técnicas novas e abordagem de complicações e efeitos indesejáveis das diferentes modalidades terapêuticas.

Segmento singular propiciado pelo curso é sem dúvida o estágio clínico-cirúrgico, possível em nossos serviços graças ao número elevado de pacientes que atendemos e operamos. Faz-se em rodízio dos participantes, com acesso dos cirurgiões ao trabalho nas salas de operação, às visitas aos pacientes internados, aos consultórios e a atividades administrativas. Também clínicos, nutricionistas e outros profissionais, se assim desejarem, poderão fazer estágios nos consultórios e hospitais em que desenvolvemos nossas atividades. Os cirurgiões e instrumentadores que não estejam familiarizados com a cirurgia bariátrica laparoscópica poderão praticar em laboratório.

Sejam bem vindos à atualidade da Diabetologia e da Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

 

Arthur Garrido Jr.    Almino Ramos    Ricardo Cohen    Roberto Betti